top of page
Nathália - Educa

Avaliar é o mesmo que julgar?

Não! Avaliar é um conjunto de procedimentos didáticos que se estende por um longo tempo em vários espaços escolares, de caráter processual e visando sempre a melhoria de quem está sendo avaliado.


Essa concepção mediadora engloba uma intervenção pedagógica capaz de construir atividades, brincadeiras e práticas pedagógicas nas quais a criança seja protagonista de suas ações, a elaboração de um planejamento flexível e dinâmico, a redefinição de posturas, a organização do ambiente de aprendizagem e a reflexão diária.


Sem a promoção de questões novas e desafiadoras, a partir da observação e reflexão, sem conhecer as crianças e ouvir seus argumentos é altamente improvável que elas venham a construir os conhecimentos necessários para o seu desenvolvimento. É nesse caminho que encontramos a avaliação mediadora.


Uma prática avaliativa a partir de uma visão fragmentada do desenvolvimento infantil ou padronizado leva a comparações e julgamentos sobre atitudes e comportamentos que são muito variáveis de uma criança para outra




Referências:

HOFFMAN, Jussara. Avaliação e Educação Infantil: um olhar sensível e reflexível sobre a criança. Mediação. Porto Alegre, 2012.


D-29 - Avaliação da Aprendizagem: Formativa ou Somativa? Canal UNIVESP. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=G5VEkMf5DRk.


22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Комментарии


bottom of page